Brasil dá salto enorme na participação dos negros na economia

MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL ESTÁ NA CLASSE MÉDIA

Feira Cultural Preta comemora melhor momento, lança sua 9a. edição e busca parceiros para o maior evento da cultura negra da América Latina

O Brasil deu um salto enorme na participação dos negros na economia brasileira nos últimos anos. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) (ANO), mais da metade dos negros brasileiros (53,5%) pertencem hoje à classe média, incluindo a classe C, a nova classe média popular, entre os 10% mais ricos do Brasil, 1 em cada 4 chefes de família é negro ou mestiço. E entre os 1% de riquíssimos brasileiros, a proporção de chefe de famílias negros ou mestiços subiu de 9 para 15%, de acordo com os Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS).

Esses dados somente reafirmam a importância de iniciativas como a Feira Cultural Preta, a maior feira de cultura negra da América Latina, que realizará a sua 9a. edição nos dias 18 e 19 de dezembro, no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo. No ano passado, a Feira pesquisou sobre o perfil de seus visitantes, e detectou a presença de 80% de negros (homens e mulheres), entre 18 e 35 anos, na sua maioria, das classes B e C. O valor médio gasto durante a Feira foi entre R$ 20,00 e R$ 100,00, especialmente na compra de alimentos, bebidas e roupas. Mais de 25% dos visitantes chegaram em grupos ou caravanas de 10 ou mais pessoas, sendo 80% do Estado de São Paulo. Cerca de 30% vão à Feira por curiosidade, 50% visitaram pela primeira vez e mai s de 85% se interessaram em estar nas próximas edições.

Com esse cenário positivo, e em crescimento, a 9a. Feira Cultural Preta acontecerá mais uma vez para fomentar o empreendedorismo étnico e fortalecer a cultura negra no país. Nesse momento, o Instituto Feira Preta, organizador do evento, busca parceiros, através das cinco possibilidades de patrocínio: cotas master; ouro ou prata, apoios à Praça Cultural ou à Praça de Alimentação.

A 9ª Feira Cultural Preta contará com shows musicais, mostras de artes plásticas, cinema, dança, teatro, literatura, moda e gastronomia. Além da cultura, o evento reunirá dezenas de empreendedores de diversas regiões do país com interesse nesse mercado. Com isso, se pretende mostrar à sociedade o que está sendo produzido para o segmento negro, incentivando o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, gerando emprego e renda.

Criada pela empreendedora Adriana Barbosa em 2002, a Feira Cultural Preta já reuniu 400 artistas, 500 expositores, mais de R$ 2 milhões de circulação monetária e 40 mil visitantes. A edição de 2009, realizada no Anhembi, foram 12 mil visitantes, 100 expositores, 150 artistas e 190 empregos diretos e indiretos gerados para o evento. Para 2010, a estimativa é de que 16 mil pessoas passem pela Feira.

Informações para patrocinadores: www.feirapreta.com.br

Informações para imprensa:

Debora Venturini
Venturini Assessoria de Comunicaçåo
tels: (11) 8326-3851 / (11) 7740.8362
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Twitter: Debora2009

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