MP-Procon-PB Fundação Solidariedade e Sistema CORREIO firmam parceria para realização da Semana do Consumo Seguro contra medicamentos e agrotóxicos falsificados

                                                               Texto - Edson Verber
                                                               Fotos - Nalva Figueiredo
 
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba, a Fundação Solidariedade e o Sistema Correio de Comunicação firmaram parceria, ontem, com o objetivo de realizar, entre os dias 14 e 18 de setembro, a Semana do Consumo Seguro. A semana terá um caráter educativo voltada para combater a venda de medicamentos e agrotóxicos falsificados. As ações, que serão efetivadas em diversos locais, inclusive, nas escolas, terão validade como atividade extracurricular e as inscrições serão gratuitas, na abertura, que acontecerá no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça.
A parceria foi firmada durante uma visita da equipe do MP-Procon-PB à direção do Sistema Correio e da Fundação Solidariedade, tendo à frente a diretora executiva Beatriz Ribeiro, também presidente da Fundação, e a diretora dessa Fundação, Núbia Gonçalves. O diretor-geral do MP-Procon-PB, Glauberto Bezerra, estava coordenando a equipe do órgão, que ainda era integrada por Juliana Brasileiro, coordenadora de Saúde e Segurança do MP-Procon-PB, e Vítor Maretorelli, coordenador jurídico. Ainda presente o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Arimatéia França.
Beatriz Ribeiro destacou que “a Fundação Solidariedade está empenhada no sentido de garantir um consumo seguro para os paraibanos, já antecipando os objetivos do desenvolvimento sustentável, na Agenda 2016, e o Ministério Público da Paraíba é um grande parceiro que participa junto com a imprensa para que possamos mudar essa realidade”, afirmou.
“Então, os objetivos da Fundação estão sendo seguidos ao chamar parceiros para cumprir essas tarefas importantes para o nosso povo, conforme os objetivos das Nações Unidas, para todo o mundo. Neste caso, um evento voltado para conscientizar a população sobre os riscos do consumo de medicamentos falsificados”, pontuou.
 
Parceira na proteção
 
Glauberto Bezerra destacou e agradeceu aos demais realizadores do evento, que são Polícia Rodoviárias Federal, Sindireceita-PB, Procon da Assembléia Legislativa, Governo da Paraíba/Secretaria de Estado da Receita e Arruda Tamanaha & Cartaxo Advogados. Como parceiros Facisa, CRM-PB, Interfarma, Fecomércio-PB, Faculdade Nova Esperança, Unipê, Procon de Cabedelo, CDL João Pessoa, Inmetro, Embaixada do Reino Unido, Agevisa Paraíba, Fesp Faculdades, Sinepe-PB e Procon-JP.
“A Fundação Solidariedade sempre foi parceira na proteção dos direitos humanos fundamentais do cidadão e dentre esses direitos está a segurança, a proteção à saúde, à vida e o MP-Procon tem duas coordenadorias: de Saúde e Segurança e jurídica, que trabalham justamente na prevenção de acidentes de consumo. E, nesse sentido, temos vários projetos, sendo a Fundação nossa parceira em eventos, um deles já realizado, o Workshop sobre falsificação de medicamentos e, agora, a Semana do Consumo Seguro” – disse Glauberto.
 
Quem vende também
 
Juliana Brasileiro, uma das coordenadoras da Semana, disse que “tem um caráter educativo, com um ciclo de palestras em escolas, universidades e para o setor lojista também, porque temos que formar consciência do consumo seguro, tanto junto ao consumidor, como de quem vende também. Além da questão jurídica também será abordada, pelo CRM, por exemplo, como a falsificação prejudica a saúde; a Polícia Rodoviárias Federal, que vai mostrar o combate direto, através das apreensões; a Embaixada do Reino Unido, sobre a propriedade intelectual. Então, a idéia é fazer um ciclo de palestras completo”.
 
NÚMEROS: de cada 10 medicamentos vendidos no mercado, três são falsificados e chegam a causar danos aos pacientes e, em muitos casos, até óbitos; e, no mercado virtual, pela Internet chega a 50% - Glauberto Bezerra. Ao todo são de 58 tipos de medicamentos falsos.
 
DESTAQUE: e para completar a programação, será lançado um concursos de redação e artigos, onde os vencedores serão premiados e os trabalhos vencedores divulgados na Revista da Escola Estadual do Consumidor. As redações serão para os alunos, a nível escolar, que participarem da semana, e os artigos, para universitários - Juliana Brasileiro, coordenadora do evento

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