PESQUISA FECOMÉRCIO: mais de 97% dos turistas, sendo mais da metade homens pretendem retornar à Paraíba onde gastam por dia cerca de R$ 122 sendo a gastronomia a mais aprovada

Edson Verber

Mais de 50% dos turistas que visitaram a Paraíba nos meses de dezembro de 2013 e primeira quinzena de janeiro de 2014 são do sexo masculino, em sua maioria oriundos da própria Região Nordeste e do Sudeste, gastaram aproximadamente R$ 122 por dia e o grau de satisfação com os serviços prestados pelos paraibanos aumentou 2,19% chegando ao patamar de 96,32, com destaque para a gastronomia. As maiores atrações continuam sendo as praias e suas belezas.
Os dados constam da Pesquisa sobre o Desempenho do Turismo na RMJP (Região Metropolitana de João Pessoa), desenvolvida há nove anos pelo Ifep (Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais) da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo da Paraíba.
“Trata-se da maior e mais completa análise do perfil do turista que visita o estado e, esta última, mostra, claramente, a evolução do nosso turismo, graças a ações integradas entre a iniciativa privada e o Poder Público. Para nossa satisfação, a prestação de serviços vem tendo maior aprovação dos turistas e o Sesc/Senac, através da sua Escola de Formação em Turismo e Hotelaria, no Cabo Branco, vem treinando milhares de pessoas a cada ano dando a sua efetiva contribuição” – disse o presidente da Fecomércio-PB, Marconi Medeiros Souza.

Beleza das praias

A pesquisa mostra que a satisfação fica evidente quando 97,67% dos entrevistados manifestam o desejo de voltar e, ainda, 95,85% dos turistas estão dispostos a indicar a Paraíba como roteiro turístico. Isto, porque as expectativas dos visitantes em relação à Paraíba foram totalmente correspondidas para a maior parte dos entrevistados (68,27%). Para 27,57% estas expectativas foram superadas. Apenas 3,16% dos turistas tiveram expectativas abaixo do esperado. Mais um ano, o turismo de lazer foi o responsável pelo maior número de visitantes, totalizando 56,48%; enquanto o turismo familiar respondeu por 36,05% das visitas.
Entre as principais razões da escolha da RMJP como destino para o turismo de lazer estão: a beleza das praias, citada por 69,77%; a visita a familiares ou amigos, apontada por 45,02%; gostar dos atrativos naturais da cidade (32,23%); e a indicação de parentes ou amigos (23,59%). A propaganda da Paraíba pela Internet (13,62%) e a propaganda em revistas e/ou televisão (7,97%) também apareceram entre os motivos com crescimento de 1,63p.p. e 3,91p.p., respectivamente, na comparação com 2013. A indicação de agências de viagem aparece com 3,82% do total.

Tempo médio

De acordo com a pesquisa, 34,05% dos entrevistados estavam visitando o estado pela primeira vez. Por outro lado, 65,95% afirmaram que já haviam visitado a RMJP pelo menos uma vez, esse resultado registrou alta de 2,89p.p se comparado a 2013. “Esse fato se configura num elemento muito importante e bastante positivo para o desenvolvimento da atividade turística local, por indicar um elevado grau de satisfação do turista. Numa visão econômica isto indica um efeito multiplicador, pois além de seu retorno, o turista torna-se um espontâneo divulgador da RMJP, indicando-a como destino turístico para outras pessoas”, afirmou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba, Marconi Medeiros.
O levantamento mostrou também que o tempo médio de permanência dos visitantes é de 10 dias, sendo que 51,16% dos visitantes permaneceram na RMJP de três a oito dias. Os dados apontaram ainda que 22,09% dos turistas que visitaram a RMJP também foram a outras cidades do estado. Campina Grande foi a mais procurada por 47,37%. Em seguida aparecem Patos (9,77), Guarabira (7,52%), Sousa (6,02%), Areia (5,26%), Cajazeiras, Solânea e Bananeiras (com 4,51% cada).

Mais visitados

Os pontos turísticos mais destacados na pesquisa foram o Mercado de Artesanato (54,32%), Farol do Cabo Branco (49,83%), pôr do sol na Praia do Jacaré (46,68%), Estação Ciência (44,85%), Hotel Tambaú (44,68%), Parque Solon de Lucena (43,52%), Centro Histórico (27,91%) e Areia Vermelha (22,26%). É importante ressaltar que os entrevistados puderam citar vários pontos, por isso a soma ultrapassa os 100%.
Outro destaque são as praias, consideradas o principal atrativo turístico da Paraíba. De acordo com 69,77% dos visitantes, a escolha da Paraíba como roteiro turístico foi devido às praias. As mais belas do estado foram consideradas as localizadas no Litoral Sul, com destaque para a Praia de Coqueirinho. No entanto as mais visitadas foram Tambaú (84,85%) e Cabo Branco (78,83%), devido à localização central e o fácil acesso. Também foram citadas: Manaíra (48,71%), Coqueirinho (40,10%), Bessa (35,97%), Cabedelo (30,46%) e Tambaba (26,68%).

Serviços Turísticos

Entre os serviços turísticos, a receptividade do paraibano (importante fator na satisfação dos turistas) ficou em evidência mais uma vez e alcançou um percentual de 96,32%. Este resultado foi 2,19 p.p. maior do que o registrado na avaliação do ano passado. Os serviços turísticos que receberam os maiores percentuais de níveis “ótimo” ou “bom” foram: a gastronomia paraibana (95,21%), instalações de hospedagem (90,04%), guia de turismo (88,57%), atendimento no Aeroporto Castro Pinto (88,52%), diversão noturna (87,76%) e comércio (87,26%).
Em sentido oposto os maiores percentuais citados no conceito de “ruim” ou “péssimo” foram para os serviços de informação turística (10,94%), Rodoviária (9,58%), sinalização turística nas estradas da Paraíba (7,89%) e sinalização turística na RMJP (7,21%). De acordo com os resultados obtidos, o serviço de táxi foi o que apresentou melhor índice na avaliação da infraestrutura urbana, sendo aprovado por 89,82% dos entrevistados, registrando alta, ano após ano, desde 2010. Em seguida, na classificação de “ótimo ou bom” aparecem sinalização urbana (88,22%), segurança pública (77,10%) e serviços de comunicação (73,78%). Por outro lado, os maiores percentuais de “ruim ou péssimo” estão os serviços médicos (14,28%), limpeza pública (11,80%), transporte público (9,83%) e serviços de comunicação (8,91%).

Gastos e refeições

Os meios de hospedagem mais utilizados pelos turistas foram os convencionais, 47,22% do total dos visitantes se hospedaram na rede hoteleira, sendo 22,71% em hotéis, 20,26% em pousadas e 4,25% em flats ou hotéis residência. Uma expressiva parcela dos visitantes (46,08%) ficou hospedada nas casas de parentes ou amigos. O restante ficou distribuído em casa ou apartamento alugado (2,04%), residência própria (2,04%), albergues (0,50%) e em camping (0,17%).
O gasto médio por turista observado pela pesquisa foi de R$122,71 por dia. E os maiores gastos citados foram: alimentação (41,21%), hospedagem (22,92%), compras (16,94%) e diversão (15,61%).
A maior parte dos visitantes (77,08%) fizeram suas alimentações em restaurantes e bares da RMJP, 53,32% na casa onde estavam hospedados e 23,92% em lanchonetes. Neste quesito, os turistas poderiam marcar mais de um local.

Procedência e transporte

A maior parte dos turistas (41,03%) da RMJP é procedente da Região Nordeste. Destes, a maior parte vem de outras cidades da Paraíba (33,20%). Em seguida, aparecem os turistas vindos de estados vizinhos, Pernambuco (30,36%) e Rio Grande do Norte (17,41%). O segundo maior número de visitantes vem do Sudeste (38,04%), entre estes, a maioria (50,66%) é oriunda de São Paulo. Da Região Centro-Oeste foi apontado um percentual de 9,63% de turistas, da Região Sul 4,98% e da Norte 4,32%. E do total, 2,00% dos turistas são estrangeiros.
O transporte mais utilizado foi o avião, citado por 46,51% dos turistas, já que uma parcela expressiva dos visitantes é proveniente de locais distantes, como Sudeste e Centro-Oeste. Em seguida, aparece o ônibus de linha, utilizado por 34,06%.


Pontos positivos e negativos

Com relação aos pontos positivos encontrados no estado, 56,93% dos entrevistados destacaram as praias. Em seguida, aparece a receptividade dos paraibanos (18,07%), gastronomia (8,61%), clima (6,42%), tranquilidade de João Pessoa (6,25%), belezas naturais (5,41%) e pontos turísticos (3,72%). Um percentual de 3,04% de turistas citou as praias do Litoral Sul como sendo o ponto positivo que mais gostou durante sua estadia. Aqui, os participantes também puderam citar mais de uma opção.
Já os pontos negativos mais citados pelos turistas foram: a falta qualificação dos garçons (22,63%); falta de campanha educativa para que as pessoas não joguem lixo nas areias das praias e no chão, principalmente, na ocasião onde ocorre o maior número de visitantes (18,54%); poucas placas de informação turística (16,31%); pouco policiamento nos pontos turísticos, praias do Litoral Sul, Centro de João Pessoa e nos eventos da orla marítima (15,55%); e sinal fraco das operadoras de telefonia móvel (14,27%). Um percentual de 17,86% dos respondentes afirmou não ter encontrado nenhum ponto negativo na RMJP. Saber destas observações é importante para que se possa melhorar os serviços oferecidos aos turistas que visitam a RMJP.

Perfil do Turista

A maioria dos turistas que visitaram a Paraíba neste verão é constituída por homens, totalizando 50,17%. Do total de entrevistados, 27,24% possui idade entre 26 e 35 anos, e 48,34% são casados ou vivem em regime de união estável, enquanto 43,19% são solteiros. No que condiz à faixa salarial, 23,26% declararam receber entre R$2.897,00 e R$5.068,00, enquanto 22,43% têm rendimentos entre R$1.449,00 e R$2.896,00. Um grupo de 14,95% dos entrevistados tem remuneração acima de R$7.240,00
Os dados alusivos à renda dos turistas entrevistados apresentam uma estreita relação com os indicadores de escolaridade. A maioria (41,18%) possui nível superior completo e aqueles com Ensino Médio completo vêm logo após com 28,41%. Do total pesquisado, 29,90% trabalham em empresas privadas, 25,58% são funcionários públicos, seguidos por autônomos ou profissionais liberais (16,28%) e estudantes (7,48%).
Mais uma vez, a Paraíba aparece como destino familiar. Do total de turistas, 54,15% estavam acompanhados por seus familiares. Em seguida, aparecem os que estavam viajando sozinhos (31,56%), em grupo (11,13%) e em excursão (3,16%).

Metodologia

A pesquisa ouviu 602 turistas entre os dias 26 de dezembro de 2013 e 15 de janeiro de 2014, escolhidos de forma aleatória, em diversos pontos turísticos, aeroporto e terminal rodoviário. O levantamento das informações foi realizado através de instrumentos de coleta de dados, ou seja, questionários devidamente estruturados contendo (em sua maioria) questões fechadas. Também foi garantido espaço para questões que permitiram aos entrevistados manifestar suas opiniões de forma espontânea. É importante ressaltar que, em algumas questões, os entrevistados poderiam indicar mais de uma alternativa como resposta. Logo, a soma dos percentuais das respostas para questões desse tipo não permitia totalização, já que ultrapassava 100%. Essas questões tinham como objetivo abranger um maior número de respostas de modo a possibilitar uma visão ampla do turista sobre os itens indagados.

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