Classe C: parcelamentos tornam possível o sonho de uma viagem internacional

Por Henrique Mol
 
A máxima de que viajar para o exterior é artigo de luxo já se tornou ultrapassada. A nova classe média, a classe C, tem, cada vez mais, aumentado o consumo de viagens internacionais, favorecida pelo acesso ao crédito, aumento exponencial da renda nacional nos últimos anos, queda dos preços das passagens aéreas e aperfeiçoamento dos programas de milhagens. Essa parcela da população, que compõe um montante de 108 milhões de pessoas no Brasil, gastou mais de R$ 1,17 trilhão em 2013 e movimentou 58% do crédito no país. Diante desse cenário, o mercado de turismo está atento às novas oportunidades, cujo desafio é transformar esses deslocamentos na ampliação de consumo de serviços de turismo.
 
Na cartilha de destinos preferidos por essa classe, Argentina e Santiago despontam como os principais. A América Latina, nosso quintal, é de fácil acesso, tem passagens mais acessíveis (muitas vezes mais baratas que viajar internamente), e a comunicação é facilitada pelo portunhol. Além disso, o câmbio favorável em relação aos vizinhos latino-americanos permite aos brasileiros bancarem uma fama internacional: a de gastadores invictos!
 
No entanto, com o aumento do IOF (Impostos sobre Operações Financeiras) de 2.38% para 6,38% sobre as operações realizadas com cartões de crédito internacionais, os gastos ficaram mais delicados. Uma solução providencial tem sido os cartões pré-pagos em moedas estrangeiras, os quais possuem um IOF expressivamente mais baixo, além de não cobrar tarifas bancárias e juros associados ao saque em espécie no cartão de crédito.
 
Outra prerrogativa ao gasto consciente do consumidor da nova classe média, cuja renda per capita varia entre R$ 320 a R$ 1.120 (nos termos estabelecidos pela Serasa Experian), a fim de que não se comprometa um montante pesado ao seu bolso, é a facilidade na forma de pagamento. É mais especificamente nesse quesito que as agências de turismo tem investido pesado. A fórmula dos pacotes mais populares entre esse público é o de poucos dias de viagem, com preços menores e flexibilidade de pagamento. Um perfil que identifica a agência Encontre Sua Viagem.
 
Há mais de 10 anos no mercado, a marca Encontre Sua Viagem, associada à empresa Shopturismo, garante o menor preço do mercado e oferece parcelamentos que chegam a 24 vezes. Além disso, tem iniciado expansão através da modalidade de quiosque, focando pontos comerciais que atendam às classes B, C e D.
 
O engajamento da classe C na busca por experiências culturais tem se revelado também no seu maior conhecimento e preocupação financeira. Isso soa, também, a um maior comprometimento dos estudantes nas viagens internacionais, cujos intercâmbios estudantis aumentaram 683,6%, de 2003 a 2014.  A perspectiva tem um quê de oportunidades não só para o turismo como para a economia nacional, como um todo.
 
Henrique Mol é especialista em turismo e sócio-fundador da Encontre Sua Viagem, franquia de turismo.
 
Site de vendas da Encontre sua Viagem:
Central de Atendimento: 0800 603 1232
 
Site de informações da Franquia:
www.encontresuafranquia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores públicos da Paraíba fazem Ato Público e querem reajuste de 22% com data-base

Mundiça corrupta da Câmara se vendeu a multinacional anericana e por isso não votou o PL DAS FAKES

Servidores públicos buscarão apoio das bancadas federal e estadual e querem audiência com governador reivindicando 21% de reajuste salarial