Eventos da CUT têm programação iniciada no interior da Paraíba

Congresso Estadual discutirá criação da Secretaria Executiva da
Agricultura Familiar na Paraíba e aprovação da Convenção 151 da OIT

Edson Verber

A criação da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar na Paraíba, a ratificação da Convenção 151 da OIT, a autonomia e liberdade dos sindicatos, o fim do imposto sindical, a redução da Jornada de Trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salário e a luta contra a terceirização e precarização do trabalho.
Estes são os principais pontos das pautas a serem seguidas nos Congressos Regionais, Estadual e Nacional da Central Única dos Trabalhadores. Ontem, dia 23 realizou-se a 1ª etapa: o Encontro Regional dos Sindicatos de Trabalhadores(as) Rurais, que reuniu dirigentes sindicais de mais de 30 municípios das microrregiões da Borborema, Curimataú, Cariri e Agreste.
Foi o que informou, ontem, o presidente da CUT-PB, Luiz Silva, que destacou o fato da existência de pautas específicas de cada região e Estado. “Entretanto, existem reivindicações históricas que serão recolocadas para discussão, em todo país, como é o caso da redução da Jornada de Trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salário e a luta contra a terceirização e precarização do trabalho”- disse o Presidente.

Comum à Paraíba

No casos dos Encontros Regionais e Estadual da Paraíba, Silva disse que “todos iremos debater a necessidade de o Governo do Estado criar a Secretaria Executiva da Agricultura Familiar na Paraíba, cujo debate vem sendo travado em Fórum Estadual próprio, onde são discutidas as necessidades do setor em cada região da Paraíba. A expectativa é que o Governo Estadual atenda essa reivindicação, pois corrobora com as recomendações do Governo Federal, que disponibiliza verbas para este setor”.
Garantiu que “outra reivindicação é a ratificação das Convenções da OIT 151 e 158, sobre a autonomia e liberdade dos sindicatos. No caso da 151, que está para ser aprovada no Congresso Nacional, dará condições aos sindicatos de servidores públicos de negociar com o Governo Estadual as suas reivindicações e, se for o caso, entrar com dissídios coletivos, assim como ocorre na iniciativa privada”.

Calendário

Sobre as providências para viabilizar os eventos disse que “elaboramos um calendário que está em plena execução, tendo começado com ampla divulgação nas mídias, através da nossa Assessoria de Imprensa, onde consta a vinda do Secretário Geral da CUT Nacional, Quintino Severo, que esteve na Paraíba nos dias 09 e 10 de fevereiro para debater a Análise da Conjuntura no Estado com dirigentes sindicais. Ontem, dia 23 tivemos o Encontro Regional dos Sindicatos de Trabalhadores(as) Rurais.
Prossegue com o XI Congresso Estadual da CUT-PB (CECUT) que deverá acontecer nos dias 24, 25 e 26 de maio deste ano e irá traçar os planos e estratégias de lutas para a defesa dos direitos dos trabalhadores. Durante o evento também serão realizadas as eleições para a nova direção da entidade.
E, finalmente, o Congresso Nacional da CUT, que está previsto para acontecer em 13 de julho deste ano. O Evento reunirá propostas e planos de lutas de todas as CUTs Estaduais e deverá definir através de eleições a nova direção da CUT Nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores públicos da Paraíba fazem Ato Público e querem reajuste de 22% com data-base

Servidores públicos buscarão apoio das bancadas federal e estadual e querem audiência com governador reivindicando 21% de reajuste salarial

CNC e Fecomércio realizam evento de inovação na Paraíba: O CNC Innovation Day