Veja quais são os dez mandamentos do consumidor consciente
Consumidor consciente é sustentável financeiramente!
O dia 15 de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. E, ser um consumidor consciente é positivo para a comunidade em que se vive e também é forma de alcançar a sustentabilidade e independência financeira. Assim, aproveite a data e siga algumas orientações elaboradas pelo Instituto DSOP de Educação Financeira sobre o tema, que ajudará o consumidor a adquirir o que deseja e sonha com a melhor relação custo/benefício:
1.O ato de comprar é o de adquirir, de conquistar, portanto, antes de ir às compras, procure saber se realmente é algo que irá lhe agregar valor, pergunte se quer realmente, ou se é realmente preciso;
2.Comprar a vista e obter descontos é uma das melhores práticas para poupar, muitas vezes conquistando descontos, que superam os ganhos de um ano de caderneta de poupança;
3.Antes de sair às compras, pesquise o produto ou serviço na internet e em pelo menos três lojas diferentes;
4.Sempre ao solicitar o preço de um produto, faça esta pergunta: “Quanto custa este produto à vista?”;
5.É importante que tenha todo o dinheiro do produto a ser comprado e, senão tiver, atente-se para que as prestações caibam no orçamento financeiro mensal;
6.Cuidado com as ofertas de à vista R$ 1.000,00 ou 10 parcelas de R$ 100,00, certamente este produto contém juros, lembre-se você emprestaria este dinheiro sem juros para alguém que não conhece?;
7.Cuidado com as ofertas de pague 2 leve 3, você pode estar comprando algo que não vai usar;
8.Ao ir às compras de supermercado, antes e mais nada, levante o que se tem na dispensa da casa, faça uma lista contemplando item, quantidade, não vá com fome e só leve crianças que já estejam em processo de educação financeira;
9.Ao entrar em uma loja procure saber o nome do vendedor e do gerente, seja cordial cumprimentando, elogiando a loja e o atendimento, isto fará grande diferença e conseguirá bons descontos;
10.O marketing publicitário não é um vilão, ele só faz se interessar pelos produtos, é preciso priorizar os verdadeiros sonhos e desejos, somente assim conseguirá evitar comprar aquilo que não sonhava, com o dinheiro que não tem, para impressionar muitas vezes quem não conhece.
Reinaldo Domingos, Educador e Terapeuta Financeiro, autor dos livros Terapia Financeira e O Menino do Dinheiro e da primeira Coleção didática de Educação Financeira para o ensino básico, Presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira, www.dsop.com.br
O dia 15 de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. E, ser um consumidor consciente é positivo para a comunidade em que se vive e também é forma de alcançar a sustentabilidade e independência financeira. Assim, aproveite a data e siga algumas orientações elaboradas pelo Instituto DSOP de Educação Financeira sobre o tema, que ajudará o consumidor a adquirir o que deseja e sonha com a melhor relação custo/benefício:
1.O ato de comprar é o de adquirir, de conquistar, portanto, antes de ir às compras, procure saber se realmente é algo que irá lhe agregar valor, pergunte se quer realmente, ou se é realmente preciso;
2.Comprar a vista e obter descontos é uma das melhores práticas para poupar, muitas vezes conquistando descontos, que superam os ganhos de um ano de caderneta de poupança;
3.Antes de sair às compras, pesquise o produto ou serviço na internet e em pelo menos três lojas diferentes;
4.Sempre ao solicitar o preço de um produto, faça esta pergunta: “Quanto custa este produto à vista?”;
5.É importante que tenha todo o dinheiro do produto a ser comprado e, senão tiver, atente-se para que as prestações caibam no orçamento financeiro mensal;
6.Cuidado com as ofertas de à vista R$ 1.000,00 ou 10 parcelas de R$ 100,00, certamente este produto contém juros, lembre-se você emprestaria este dinheiro sem juros para alguém que não conhece?;
7.Cuidado com as ofertas de pague 2 leve 3, você pode estar comprando algo que não vai usar;
8.Ao ir às compras de supermercado, antes e mais nada, levante o que se tem na dispensa da casa, faça uma lista contemplando item, quantidade, não vá com fome e só leve crianças que já estejam em processo de educação financeira;
9.Ao entrar em uma loja procure saber o nome do vendedor e do gerente, seja cordial cumprimentando, elogiando a loja e o atendimento, isto fará grande diferença e conseguirá bons descontos;
10.O marketing publicitário não é um vilão, ele só faz se interessar pelos produtos, é preciso priorizar os verdadeiros sonhos e desejos, somente assim conseguirá evitar comprar aquilo que não sonhava, com o dinheiro que não tem, para impressionar muitas vezes quem não conhece.
Reinaldo Domingos, Educador e Terapeuta Financeiro, autor dos livros Terapia Financeira e O Menino do Dinheiro e da primeira Coleção didática de Educação Financeira para o ensino básico, Presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira, www.dsop.com.br
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