Greenpeace Brasil denuncia tentativas dos reacionários de mudar a Constituição e prejudicar a preservação do meio ambiente



                                                             30 ANOS DA CARTA MAGNA

                                                               Edson Verber

Nas comemorações dos 30 anos de vigência da Constituição Cidadão de 1988, o Greenpeace – a ONG de defesa do meio ambiente mais respeitada do mundo – denuncia que os 225 Artigos, que tratam da preservação da natureza, vem sofrendo ataques dos setores reacionários do Congresso Nacional, de forma que terminam coimo pauta de julgamento no Supremo Tribunal Federal.
A nota da ONG destaca que “nossa sétima Carta Magna foi aprovada após 20 meses de intensos debates e se tornou um marco da redemocratização do país, além de uma grande conquista em direitos fundamentais. Exemplos disso são os Artigos 225, que trata do Meio Ambiente, e os 231 e 232, com relação aos Direitos Indígenas. Eles nunca foram tão importantes e necessários, diante da perspectiva das mudanças climáticas, que ainda não era considerada na época”.
Na avaliação do coordenador de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil, Márcio Astrini “a Constituição de 1988 - uma das mais avançadas do mundo sobre a matéria ambiental - se tornou a grande trava contra os vários retrocessos socioambientais promovidos pelo Legislativo e Executivo, tanto que muitos projetos de lei vão parar no Supremo Tribunal Federal”.
Mas, concluiu Márcio Astrini, a carga de iniciativas contra princípios básicos constitucionais, considerados por especialistas grandes avanços, têm se multiplicado, como PLs (Projetos de Leis) que flexibilizam o licenciamento ambiental, a comercialização e uso de agrotóxicos, a diminuição e dificuldade de criação de unidades de conservação e demarcação de terras indígenas (Tis) e quilombolas, entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores públicos da Paraíba fazem Ato Público e querem reajuste de 22% com data-base

Servidores públicos buscarão apoio das bancadas federal e estadual e querem audiência com governador reivindicando 21% de reajuste salarial

CNC e Fecomércio realizam evento de inovação na Paraíba: O CNC Innovation Day