Nova fábrica da Mercedes desafia a "crise" fabrica 50 veículos de luxo para a classe média alta brasileira que consome 100% e mão de obra local tem prioridade da montadora alemã

 Edson Verber          
 
Com 60 anos de atuação no Brasil, a empresa alemã, Mercedes-Benz, que tem 26 fábricas no mundo, inaugurou, na última quarta-feira, no município de Iracemápolis, São Paulo, a quarta fábrica no País, com R$ 600 milhões de investimento, gerando 500 empregos diretos, podendo chegar a 750 até o fim de 2016. Na fase inicial produzirá 20 mil veículos sedã Classe C por ano, sendo uma média de 50 por dia. A partir do segundo semestre, o SUV GLA, entrará na linha de montagem que tem 41 estágios.
Primeiro a falar na solenidade, que contou a presença de cerca de 700 pessoas, entre Ministros da área econômica do Governo Federal, Governador de São Paulo, empresários, colaboradores, fornecedores e jornalistas, Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, garantiu que “hoje é um dia histórico para a Mercedes Bens do Brasil, que está firmemente estabelecida no País desde 1956. Para nós é um orgulho fazer essa inauguração, principalmente, em uma planta construída em tão pouco tempo, cerca de 200 dias, onde profissionais brasileiros, treinados em quatro países, irão produzir veículos com a mais alta tecnologia, para brasileiros”.
Aplaudido em vários momentos, Schiemer destacou que um dos pontos em  que mais a empresa se empenhou foi na formação da mão-de-obra que é toda local. “Nos deixa muito feliz o fato de podermos realizar os sonhos de muitos brasileiros, pois 30% dos que foram selecionados e treinados em unidades da marca na Alemanha, índia e Tailândia, são moradores da própria cidade de Iracemápolis e os outros 70% da Região. Tanto que a líder da nossa produção é Dona Adriana da Silva, aqui do Município”.
 
DESTAQUE: a abertura de uma nova planta, 60 anos depois, é um compromisso forte com o Brasil e completa um ciclo de produção: a partir dessa inauguração, a Mercedes-Benz será a única da indústria automotiva a produzir automóveis, vans, ônibus e caminhões na América Latina - Philipp Schiemer.
 
NÚMEROS: área total construída (coberta), 93 mil metros quadrados; terreno 2,5 milhões de metros quadrados ou equivalente a 300 campos de futebol; estacionamento capaz de receber 9.800 veículos Classe A.
                 
                Recorde de vendas
 
                Já Markus Schäfer, membro do Board Mercedes-Benz Automóveis, Produção e Logística disse, em alemão, com tradução simultânea, que “a abertura da fábrica da Mercedes-Benz de Iracemápolis é mais um marco de progresso do desenvolvimento de nossa rede de produção flexível e eficiente. A produção global da Mercedes-Benz Automóveis compreende 26 fábricas que estão organizadas em complexos de acordo com a arquitetura dos veículos. Com a produção local, estamos fortalecendo nossa competitividade global e estaremos ainda mais próximos de nossos clientes brasileiros e de suas necessidades".
                Não citou a tão propalada crise, preferindo destacar a realidade. “Em a Mercedes-Benz obteve recorde de vendas no Brasil em 2015. Por acreditamos nas perspectivas de longo prazo do mercado brasileiro. E esta unidade Iracemápolis será referência para as fábricas de porte médio em termos de layout e tecnologia. Assim, conseguimos uma produção altamente flexível e de alta qualidade para atender a demanda local" - disse Schäfer.
 
 
Mão de obra
 
Em termos de recrutamento e treinamento de colaboradores para a linha de produção, os dirigentes informaram que a empresa mantém parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, que resultou em um centro de treinamento em Iracemápolis com a finalidade de capacitar mão de obra local. Para fortalecer o treinamento, colaboradores foram enviados a outras fábricas da Mercedes-Benz no mundo, onde puderam se familiarizar com os processos de produção e integrar melhor o conceito global das demais.
 Um dos principais locais foi a unidade de Pune, na Índia, que também produz o Classe C. Outras fábricas que receberam colaboradores brasileiros foram as unidades de Bremen (Alemanha) da Mercedes-Benz, fábrica líder para o Classe C, e na fábrica de Kecskemét (Hungria), que produz modelos compactos.
 
No mundo
 
A nova fábrica no Brasil faz parte da rede de produção global da Mercedes-Benz. Essa rede também inclui instalações de produção na Índia, Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã. Em todos esses locais a Mercedes-Benz produz veículos em vários níveis de extensão para os mercados locais.
Produz veículos em 26 plantas distribuídas pelo mundo, que possuem uma rede flexível e eficiente com cerca de 78.000 funcionários, incluindo as funções centrais de planejamento, estrutura tecnológica, logística e qualidade. Produziu mais de dois milhões de automóveis Mercedes-Benz e smart no ano passado, marcando o quinto recorde seguido. A rede se baseia em arquiteturas de produtos com tração dianteira (veículos compactos) e com tração traseira (por exemplo, o Classe S, Classe E e Classe C) bem como nas arquiteturas de SUVs e dos modelos esportivos. Além disso, há a rede de produção de trem de força (motores, câmbios, eixos e componentes).
 
Design ergonômico
 
Markus Schäfer, explicou que “cada uma dessas redes de produção está agrupada em torno de uma fábrica líder que serve de centro de competência para o desenvolvimento de novos produtos, tecnologia e garantia de qualidade. O foco do trabalho diário está na melhoria contínua e refinamento de métodos de produção de excelência, que permitem a produção de veículos futuros de alta tecnologia de maneira eficiente, flexível e ecologicamente correta, de acordo com os padrões de qualidade típicos da Mercedes-Benz”.
Tudo isso, concluiu, gira em torno dos funcionários e sua especialização, cujo trabalho é apoiado sistematicamente por ambientes de trabalho com design ergonômico e automação inteligente. Além de suas próprias unidades de produção, a Mercedes-Benz está alavancando cada vez mais parcerias e utilizando a sua própria estrutura para alocar parceiros subcontratados como parte de sua estratégia de crescimento.

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