Petrobras recebe o prêmio mais importante da indústria mundial de petróleo

A Petrobras receberá, pela terceira vez, o maior prêmio que uma empresa de petróleo pode receber, concedido pelo comitê da Offshore Technology Conference (OTC), de Houston, EUA. O prêmio, denominado OTC Distinguished Achievement Award for CompaniesOrganizations, and Institutions, é um reconhecimento ao conjunto de tecnologias desenvolvidas para a produção de petróleo e gás natural na camada do pré-sal, no litoral brasileiro, onde a companhia bateu recorde de produção em 21/12/2014, ao extrair 713 mil barris de petróleo. A cerimônia de premiação será em maio próximo, em Houston.
Em 1992, a Petrobras recebeu o prêmio por conquistas técnicas relacionadas ao desenvolvimento de sistemas de produção em águas profundas relativas ao campo de Marlim, na Bacia de Campos, litoral do Rio de Janeiro e, em 2001, por avanços nas tecnologias e na economicidade de projetos de águas profundas, no desenvolvimento do campo de Roncador, também na mesma bacia.
Em carta comunicando a premiação à Petrobras, o presidente da Offshore Technology Conference (OTC), Edward G. Stokes, destacou que: "Este prêmio é um reconhecimento das conquistas notáveis, significativas e únicas alcançadas pela Petrobras, e das grandes contribuições para a nossa indústria (óleo e gás offshore). O comitê de seleção (da OTC) ficou extremamente impressionado com a nomeação. As conquistas que a Petrobras fez na perfuração e produção desses reservatórios desafiadores são de classe mundial. A indústria aprendeu muito a partir das informações compartilhadas pela Petrobras sobre o Pré-Sal nos artigos e sessões apresentados na OTC. Nós todos nos beneficiamos do seu sucesso."
10 principais tecnologias no Pré-Sal:
1 - Primeira boia de sustentação de risers (BSR) - Tem como objetivo sustentar, na superfície do mar, as tubulações que conduzem o petróleo ou o gás do poço até a plataforma;
2 - Primeiro riser rígido desacoplado em catenária livre, chamado de steel catenary riser (SCR) - Tubulação rígida, geralmente de aço, que leva o petróleo ou gás do poço às plataformas;
3 - Mais profundo steel lazy wave riser (SLWR) - Outro tipo especial de tubulação de aço, por onde passa produção de petróleo e gás dos poços até a plataforma, também instalada em águas mais profundas;
4 - Mais profundo riser flexível - Tubulação que transfere o petróleo ou gás dos poços para as plataformas e que pode ser flexível ou rígida. Esta é a tubulação flexível instalada em maior profundidade de água.
5 - Primeira aplicação de risers flexíveis com monitoramento integrado - Utilização pela primeira vez de uma tubulação flexível para transferir petróleo e gás do poço até plataforma, com controle integrado.
6 - Recorde de profundidade de lâmina d'água (2.103m) para perfuração de um poço submarino com técnica de pressurized mud cap drilling (PMCD) com sonda de posicionamento dinâmico - Poço em águas mais profundas já perfurado com a utilização de lama pressurizada. A lama é uma mistura utilizada para manter a pressão do poço durante a perfuração e evitar que suas paredes desmoronem.
7 - Primeiro uso intensivo de completação inteligente em águas ultraprofundas em poços satélites - Poços satélites são poços produtores ou de injeção, perfurados distante da plataforma de produção.
8 - Primeira separação de CO2 associado ao gás natural em águas ultraprofundas - 2.200 m - com injeção de CO2 em reservatórios de produção - CO2 é um gás inodoro, incolor, não inflamavél, mais pesado que o ar, também produzido em alguns reservatórios junto com o petróleo, água e gás natural. Essa tecnologia permilte separá-lo do petróleo e do gás natural para reinjeção nos reservatórios através de poços especiais, chamados poços de injeção, visando  aumentar a produtividade dos poços.
Mais informações em: http://www.agenciapetrobras.com.br/
9 - Mais profundo poço de injeção de gás com CO2 - 2.200m de lâmina d'água - Com esse poço a Petrobras bateu o recorde de profundidade de poço para injeção de CO2, visando elevar a produção de petróleo e gás natural.
10 - Primeiro uso do método alternado de injeção de água e gás em águas ultraprofundas - 2.200m - A injeção de água e gás é utilizada para aumentar a produtividade dos reservatórios de petróleo e gás. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores públicos da Paraíba fazem Ato Público e querem reajuste de 22% com data-base

Servidores públicos buscarão apoio das bancadas federal e estadual e querem audiência com governador reivindicando 21% de reajuste salarial

CNC e Fecomércio realizam evento de inovação na Paraíba: O CNC Innovation Day