Descargas elétricas podem ser fatais. Cuidados simples e equipamentos de proteção podem evitar danos causados pelos raios às pessoas, a eletroeletrônicos e a edificações

O Brasil é um dos países com maior incidência de raios no mundo, o que é um perigo para pessoas, edificações e aparelhos eletroeletrônicos. As descargas elétricas não podem ser evitadas, mas cuidados podem ser tomados. A Santil, uma das principais distribuidoras de material elétrico do País, indica algumas medidas que podem tornar os dias de temporais mais seguros.

Os raios são um perigo real. Somente em 2014, 98 pessoas morreram atingidas por descargas elétricas, de acordo com levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Deste total, 27% das vítimas faziam atividades agropecuárias quando foram atingidas pelo raio e 20% estavam dentro de casa.


“Sabemos que este é um assunto sério e a temporada de chuvas e raios no Brasil vai de outubro a março. Por isso é importante alertar sobre os riscos e, com isso, diminuir o número de vítimas do fenômeno”, destaca Osmar Tortora, gerente comercial da Santil.


Algumas recomendações simples que podem evitar acidentes: não ficar sob árvores ou em áreas muito descampadas durante tempestades;não permanecer em praias, piscinas e campos de futebol; tirar aparelhos elétricos da tomada; manter-se dentro de veículos com vidros fechados e abrigar-se em lugar coberto e seguro, pois os raios podem danificar a rede elétrica, rompendo fios e cabos energizados nas ruas, um risco a mais para os pedestres.


Nas edificações

Para a proteção das edificações, a instalação de para-raios é fundamental e obrigatória para imóveis com mais de oito metros de atura. Instalado no ponto mais alto do edifício, o sistema deve ter manutenção regular, observando o aterramento, as conexões e suportes. Vale lembrar que para-raios não “atraem” raios, somente leva a energia para o solo, evitando acidentes e protegendo vidas.

Um dos riscos durante tempestades é que uma elevada carga elétrica percorra a rede e chegue às tomadas, queimando aparelhos diversos, mesmo desligados. Não é incomum, pessoas tomarem choques ao usar aparelhos ligados à rede durante tempestades. Por isso, é indicado evitar o uso de telefones, TV a cabo ou eletroeletrônicos durante as fortes chuvas. O mesmo é recomendado no caso do chuveiro, com o agravante de que a água é um meio condutor de eletricidade, aumentando o poder de difusão da energia e, consequentemente, de choques.


Aparelhos

Uma das formas mais simples, eficiente e baratas de proteger aparelhos eletroeletrônicos dos danos causados por descargas elétricas é mantê-los desligados ao primeiro sinal de tempestade ou quando não estiverem sendo utilizados, mesmo se o consumidor estiver fora de casa.O mesmo vale quando falta energia em casa. Os equipamentos devem ser desligados da tomada, pois quando a energia retorna também há risco de sobrecargas que danificam os mesmos.

Alguns equipamentos, porém, são indicados para a proteção de eletroeletrônicos, como aterramento elétrico e supressores de surto. O aterramento é uma ligação elétrica com a terra por meio do fio terra e hastes metálicas fixadas no solo. O fio terra sozinho não oferece proteção contra surtos de energia. Em muitas residências, o fio neutro é o condutor de segurança e instalado e aterrado junto ao medidor de entrada de energia (o chamado relógio de luz).


Estabilizadores e nobreaks são alguns produtos com a função de proteger equipamentos, como computadores ou outros que precisem de energia estável e sem interrupções. Os estabilizadores visam reduzir as variações lentas e pequenas de tensão na rede elétrica, enquanto os nobreaks devem impedir por determinado período de tempo a interrupção do fornecimento de energia, mesmo que a geração tenha sido suspensa. “Todo cuidado é pouco e esses produtos são bastante eficientes e acessíveis”, destaca o gerente comercial da Santil.


Esses itens, no entanto, oferecem proteção limitada. Para combater os efeitos dos surtos elétricos, pode-se optar pelo Dispositivo Protetor de Surto (DPS), instalado junto ao quadro de distribuição central de rede elétrica. Sua função é absorver descargas atmosféricas diretas ou indiretas que atingem a rede elétrica das residências, impedindo que cheguem aos equipamentos. Assim, é uma espécie de disjuntor que se desliga (desarma) quando é percorrido pela descarga elétrica produzida por um raio.


A instalação do Dispositivo Diferencial Residual, mais conhecido pela sigla DR, no quadro de distribuição de energia é também mais uma precauçãoe exigida pelas normas técnicas em instalações elétricas de baixa tensão. Parecido com um disjuntor, ele evita choques ao detectar, em um circuito, situações em que há ameaça de acidentes pela rede elétrica.



Perfil Santil

Fundada em 1978, a Santil Comercial Elétrica é uma das principais distribuidoras de material elétrico do país. Com soluções para uso industrial, comercial e residencial, atua fortemente no segmento da construção civil por meio de vendas corporativas, mas também atende pequenas revendas, indústrias e consumidores finais.
Possui cerca de 30 mil itens cadastrados e um giro mensal de aproximadamente 20 mil itens, sendo carros-chefes as linhas de cabos, lâmpadas, luminárias, tubos e conexões, conduletes e reatores. O amplo portfólio de produtos no setor elétrico, aliado à entrega rápida e atendimento altamente qualificado formam os principais diferenciais da Santil, reconhecidos tanto por profissionais da área elétrica, como consumidores.
Com mais de 450 colaboradores, atualmente a empresa possui quatro pontos de venda, sendo três na cidade de São Paulo (bairros do Piqueri, Centro e Água Branca – neste último não há loja aberta ao público) e uma em Osasco; além de um amplo Centro de Distribuição, no bairro Água Branca, com aproximadamente 9.000 m2 de área.
Com crescimento histórico superior ao desempenho do PIB brasileiro, a Santil vem aumentando seu faturamento em torno de 20% nos últimos cinco anos. Investimentos contínuos permitem um crescimento sólido e preparam a empresa para um incremento da participação no mercado de material elétrico.


Santil Comercial Elétrica Eireli

Loja Piqueri: (11) 3998.3000
Loja Osasco: (11) 3695.9000
Loja Santa Ifigênia: (11) 3338.0000
Televendas Santil Água Branca: (11) 3616.5000
sac@santil.com.br
www.santil.com.br
www.facebook.com/santilcomercial

Informações para imprensa:

Via Pública Comunicação - www.viapublicacomunicacao.com.br
Sheila Diez: (11) 3473.0255 - 98540.7777 - sheila@viapublicacomunicacao.com.br
Taís Augusto: (11) 4423.3150 - 99642.7274 - tais@viapublicacomunicacao.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores públicos da Paraíba fazem Ato Público e querem reajuste de 22% com data-base

Mundiça corrupta da Câmara se vendeu a multinacional anericana e por isso não votou o PL DAS FAKES

Servidores públicos buscarão apoio das bancadas federal e estadual e querem audiência com governador reivindicando 21% de reajuste salarial