Prefeitura de João Pessoa inicia campanha contra racismo no serviço público

Campanha é importante porque os negros são vítimas do preconceito ao ponto de determinados setores do serviço públi como na saúde, não darem as mesmas informações sobre os benefícios disponíveis da forma como fazem com os brancos

Na tarde desta quinta-feira (31), a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) deu início à Campanha de Enfrentamento ao Racismo Institucional, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado em Água Fria. Devido a compromissos pré-agendados, o prefeito Luciano Agra não participou do evento, sendo representado pela secretária de Planejamento, Estelizabel Bezerra.

A solenidade também contou com a participação das secretárias municipais Nézia Gomes e Marinalva Conserva (de Políticas Públicas para as Mulheres e Desenvolvimento Social, respectivamente); da ouvidora municipal Tânia Brito; vereador Bira Pereira, propositor de um projeto de lei indicativo que cria o Programa Municipal de Combate ao Racismo Institucional; e da representante do Movimento Negro da Paraíba, Socorro Pimentel.

Em sua fala, a secretária Estelizabel Bezerra fez um breve relato sobre o caminho percorrido pelos negros brasileiros em busca de valorização e avaliou de maneira positiva a ação da PMJP ao lançar esta campanha. "Desde 2005, temos assumido temas considerados marginais, e a luta contra o racismo dentro da instituição é um deles. Nesta campanha, temos uma afinação poderosa: a participação do movimento negro, o diálogo com o Poder Legislativo e o engajamento do Governo Municipal", disse.

A campanha terá atividades voltadas para os gestores e servidores públicos municipais que atuam direta ou indiretamente no atendimento à população. Esta, por sua vez, deverá colaborar denunciando à Ouvidoria Municipal situações de discriminação da qual foram vítimas ou que presenciaram, pelo telefone 3218-6167, ou no endereço eletrônico ouvidoria@joaopessoa.pb.gov.br.

História – Para a secretária Marinalva Conserva (Sedes), o racismo é parte da história cultural brasileira. "Pela lei, somos todos iguais; mas, na prática, essa igualdade ainda não é real. Com esta campanha, o governo municipal reconhece a existência do racismo institucional e dá um sinal: é preciso enfrentar esse mal silencioso", ressaltou.

O objetivo da campanha, segundo ela, é diminuir o impacto do racismo nos serviços públicos, sendo mais uma ação afirmativa e reparatória para a promoção da igualdade racial e a garantia de direitos para a população negra em João Pessoa.

O racismo institucional se manifesta em normas, práticas e comportamentos discriminatórios adotados no cotidiano do trabalho, os quais são resultantes da ignorância, da falta de atenção, do preconceito ou de estereótipos racistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores públicos da Paraíba fazem Ato Público e querem reajuste de 22% com data-base

Servidores públicos buscarão apoio das bancadas federal e estadual e querem audiência com governador reivindicando 21% de reajuste salarial

CNC e Fecomércio realizam evento de inovação na Paraíba: O CNC Innovation Day