Mais da metade dos paraibanos quer presentear no DIA DOS PAIS
MAIS da metade dos paraibanos pretendem presentear na data celebrado no segundo domingo de agosto.
O Dia dos Pais promete movimentar o comércio paraibano. Isto porque 56,10% dos entrevistados naPesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais pretendem homenagearos pais com presentes para comemorar seu dia.
O estudo foi realizado peloInstituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INDEP),da Fecomércio Paraíba, na Região Metropolitana de João Pessoa.Neste ano de 2023, mais pessoas querem presentear os pais emcomparação com o ano passado. O número cresceu 4,39 p.p. em relação a2022. “Este bom resultado reflete um cenário positivo com o aumento nonúmero de empregos formais e a queda da inflação”, destacou o Presidente daFecomércio Paraíba, José Marconi Medeiros.
Para o presente deste Dia dos Pais, os paraibanos serão maisgenerosos e o gasto médio com as compras deve ser de R$199,37, valor3,08% superior ao registrado no ano anterior.
A maior parte dos entrevistados(42,17%) deve comprar presentes com valores entre R$101,00 e R$200,00.Em seguida aparece um percentual de 25,65% que pretende gastar em tornode R$51,00 e R$100,00 e 11,74% querem gastar até R$50,00. E um grupo de2,17% dos respondentes manifestaram o desejo de comprar presentes comvalores acima de R$800,00.Mesmo com uma média de gasto maior, os consumidores tambémestarão atentos, como afirma um percentual de 68,86% que vão fazer pesquisade preço antes de comprar. Um grupo de 17,54% dos entrevistados quercomprar presentes com preços mais baixos e 10,96% vão fazer a compra nolocal que o pai escolher.Mais uma vez, os presentes preferidos serão os itens de vestuário,citados por 51,30% dos entrevistados. Em seguida, aparecem calçados(15,65%), perfumes (14,78%), relógios (7,39%), artigos de couro comocarteiras e cintos (6,09%) e eletrodomésticos/ eletroeletrônicos (4,78%). Nesteúltimo, os destaques ficaram por conta dos aparelhos de som (45,45%) e dossmartphones (36,36%). Neste quesito, os respondentes puderam citar mais deum tipo de presente, por isso o somatório ultrapassa 100%. Sobre o período de realização das compras, 46,09% têm a intenção decomprar o presente na semana que antecede a data comemorativa. Já umgrupo de 43,48% pretende comprar na primeira semana de agosto. Emseguida, com um percentual de 8,26%, aparecem os entrevistados queanteciparam as compras dos presentes aproveitando as liquidações de julho.Os locais das compras mais citados pelos consumidores (56,14%) foramas lojas dos shoppings centers. Já 36,84% irão procurar as lojas localizadas noCentro de João Pessoa. Em seguida, aparecem as compras realizadas pelainternet com 15,35%. Já em relação à forma de pagamento, a maioria (67,39%) pretendecomprar à vista. Entre estes, 57,42% querem usar o pix, 34,84% vão fazer opagamento em espécie e 7,74% pagará com débito em conta. É importanteressaltar que esta escolha está diretamente ligada ao percentual de descontooferecido pelos empresários. Já entre os que vão optar por pagar a prazo(32,61%), todos irão usar o cartão de crédito e, destes, 72,00% queremparcelar entre duas e quatro vezes suas compras.No momento da compra, os clientes vão levar em consideração algunsfatores. Entre eles, o preço do produto foi o mais citado (43,42%), logo depoisapareceram: qualidade do produto (37,28%), atendimento (23,68%),promoções e variedade dos produtos (14,47%, cada). Nesta questão, tambémpodiam ser citados mais de um fator.A pesquisa também procurou saber a avaliação que os consumidoresfazem da sua situação financeira neste momento em comparação com a quetinha no ano passado. Do total, 51,71% informou que a situação financeiracontinuava sem alteração, igual à que tinham em 2022. Um percentual de34,39% afirmou que estão com renda melhor este ano, visto que, destes,63,12% tiveram aumento na renda. Em sentido oposto, 13,90% afirmaram estarem
Perfil dos entrevistadosAs mulheres representam a maioria dos participantes da pesquisa, com53,66%. Quanto ao estado civil, os solteiros aparecem em maior número(49,76%) e, em seguida, aparecem os casados ou em regime de união estável(44,88%), divorciados (3,66%) e viúvos (0,98%). A faixa etária mais encontradafoi entre 26 e 36 anos (32,44%), seguida por aqueles de 37 a 47 anos(27,32%). Já em relação à escolaridade, os que concluíram o Ensino Médioapareceram com o maior percentual (42,44%), seguidos pelos que possuemnível superior completo (30,24%). A faixa de renda da maior parte dos entrevistados (32,44%) é entre um edois salários mínimos e, logo em seguida, aparecem os que recebem até umsalário mínimo (31,22%). Os respondentes com rendimento acima de seissalários mínimos estão em menor número de pessoas entrevistadas (3,90%).Vale destacar a parcela de consumidores que declararam não possuir qualquerrendimento (10,73%), que são dependentes financeiros do cônjuge, estudantesou estão fora do mercado de trabalho. Em relação à ocupação principal dosentrevistados, a maior parte são funcionários de empresas privadas (44,39%),em seguida aparecem os autônomos ou profissionais liberais (18,54%) efuncionários públicos (12,20%).
MetodologiaA pesquisa entrevistou 410 consumidores na RMJP no período de 24 dejulho a 1º de agosto de 2023
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