Mais da metade dos paraibanos quer presentear no DIA DOS PAIS


 

MAIS da metade dos paraibanos pretendem presentear na data celebrado no   segundo  domingo   de  agosto.

O  Dia  dos  Pais promete movimentar o comércio paraibano. Isto porque 56,10% dos entrevistados naPesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais pretendem homenagearos pais com presentes para comemorar seu dia.

 O estudo foi realizado peloInstituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INDEP),da Fecomércio Paraíba, na Região Metropolitana de João Pessoa.Neste   ano   de   2023,   mais   pessoas   querem   presentear   os   pais   emcomparação com o ano passado. O número cresceu 4,39 p.p. em relação a2022.   “Este   bom  resultado   reflete   um   cenário  positivo   com   o  aumento   nonúmero de empregos formais e a queda da inflação”, destacou o Presidente daFecomércio Paraíba, José Marconi Medeiros.

Para   o  presente   deste   Dia   dos   Pais,   os   paraibanos   serão   maisgenerosos e o gasto médio com as  compras deve ser de R$199,37, valor3,08% superior ao registrado no ano anterior. 

A maior parte dos entrevistados(42,17%) deve comprar presentes com valores entre R$101,00 e R$200,00.Em seguida aparece um percentual de 25,65% que pretende gastar em tornode R$51,00 e R$100,00 e 11,74% querem gastar até R$50,00. E um grupo de2,17% dos respondentes manifestaram o desejo de comprar presentes comvalores acima de R$800,00.Mesmo   com   uma   média   de   gasto   maior,   os   consumidores   tambémestarão atentos, como afirma um percentual de 68,86% que vão fazer pesquisade   preço   antes   de  comprar.  Um  grupo   de   17,54%   dos   entrevistados   quercomprar presentes com preços mais baixos e 10,96% vão fazer a compra nolocal que o pai escolher.Mais   uma   vez,   os  presentes   preferidos   serão   os  itens  de   vestuário,citados   por   51,30%   dos   entrevistados.   Em   seguida,   aparecem   calçados(15,65%),  perfumes   (14,78%),  relógios  (7,39%),   artigos  de  couro   comocarteiras e cintos (6,09%) e eletrodomésticos/ eletroeletrônicos (4,78%). Nesteúltimo, os destaques ficaram por conta dos aparelhos de som (45,45%) e dossmartphones (36,36%). Neste quesito, os respondentes puderam citar mais deum tipo de presente, por isso o somatório ultrapassa 100%. Sobre o período de realização das compras, 46,09% têm a intenção decomprar o presente na semana que antecede a data comemorativa. Já umgrupo   de   43,48%   pretende   comprar   na   primeira   semana   de   agosto.   Emseguida,   com   um   percentual   de   8,26%,   aparecem   os   entrevistados   queanteciparam as compras dos presentes aproveitando as liquidações de julho.Os locais das compras mais citados pelos consumidores (56,14%) foramas lojas dos shoppings centers. Já 36,84% irão procurar as lojas localizadas noCentro de João Pessoa. Em seguida, aparecem as compras realizadas pelainternet com 15,35%. Já em   relação   à  forma  de   pagamento,  a maioria  (67,39%)   pretendecomprar à vista. Entre estes, 57,42% querem usar o pix, 34,84% vão fazer opagamento em espécie e 7,74% pagará com débito em conta. É importanteressaltar que esta escolha está diretamente ligada ao percentual de descontooferecido pelos empresários. Já  entre os que vão  optar por pagar a  prazo(32,61%),   todos   irão   usar   o   cartão   de   crédito   e,   destes,   72,00%   queremparcelar entre duas e quatro vezes suas compras.No momento da compra, os clientes vão levar em consideração algunsfatores. Entre eles, o preço do produto foi o mais citado (43,42%), logo depoisapareceram:   qualidade   do   produto   (37,28%),   atendimento   (23,68%),promoções e variedade dos produtos (14,47%, cada). Nesta questão, tambémpodiam ser citados mais de um fator.A pesquisa também procurou saber a avaliação que os consumidoresfazem da sua situação financeira neste momento em comparação com a quetinha no ano passado. Do total, 51,71% informou que a situação financeiracontinuava  sem alteração, igual  à que  tinham em  2022. Um  percentual  de34,39% afirmou   que estão   com  renda   melhor este   ano,  visto   que,  destes,63,12% tiveram aumento na renda. Em sentido oposto, 13,90% afirmaram estarem 

Perfil dos entrevistadosAs mulheres representam a maioria dos participantes da pesquisa, com53,66%.   Quanto   ao   estado   civil,   os   solteiros   aparecem   em   maior   número(49,76%) e, em seguida, aparecem os casados ou em regime de união estável(44,88%), divorciados (3,66%) e viúvos (0,98%). A faixa etária mais encontradafoi   entre   26   e   36   anos   (32,44%),   seguida   por   aqueles   de   37   a   47   anos(27,32%). Já em relação à escolaridade, os que concluíram o Ensino Médioapareceram com o maior percentual (42,44%), seguidos pelos que possuemnível superior completo (30,24%). A faixa de renda da maior parte dos entrevistados (32,44%) é entre um edois salários mínimos e, logo em seguida, aparecem os que recebem até umsalário  mínimo   (31,22%).   Os   respondentes   com   rendimento   acima   de   seissalários mínimos estão em menor número de pessoas entrevistadas (3,90%).Vale destacar a parcela de consumidores que declararam não possuir qualquerrendimento (10,73%), que são dependentes financeiros do cônjuge, estudantesou estão fora do mercado de trabalho. Em relação à ocupação principal dosentrevistados, a maior parte são funcionários de empresas privadas (44,39%),em   seguida   aparecem   os   autônomos   ou   profissionais   liberais   (18,54%)   efuncionários públicos (12,20%).

MetodologiaA pesquisa entrevistou 410 consumidores na RMJP no período de 24 dejulho a 1º de agosto de 2023

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