Empreendedora rural da Paraíba cria clube de assinantes para enfrentar a crise do coronavírus

Sem atividade turística na região do Conde, empresária atendida pelo Sebrae Paraíba precisou se adaptar para garantir renda durante a pandemia

Um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus, o turismo não só está com as suas atividades praticamente paralisadas no Brasil, como também impactou negativamente outros segmentos que são impulsionados por ele, como artesanato, hospedagem e alimentação. Um exemplo dessa realidade, e da importância de se adaptar ao novo cenário, vem do Sítio Tambaba, localizado no município do Conde e considerado uma referência em turismo rural no estado.
É lá que funciona o Doce Tambaba, negócio atendido pelo Sebrae Paraíba e criado pela empreendedora Maria das Neves Pereira, mais conhecida como “Nevinha”, que comercializa doces caseiros para os visitantes do assentamento rural. A loja, que começou com R$ 50 emprestados, deu origem ao Shopping Rural, espaço que reúne outros empreendedores do sítio, entre eles familiares de Nevinha, para a comercialização de produtos artesanais.
Bastante visitado, especialmente por turistas, o local está fechado desde o início da pandemia, impactando os negócios e a geração de renda para a comunidade.  Preocupada com esse cenário e sem nenhuma fonte de recursos há quase três meses, a empreendedora recorreu a criatividade e decidiu criar um clube de assinantes para se aproximar dos clientes e retomar as vendas. Batizada de “Clube Doce Tambaba”, a iniciativa consiste em pagar uma mensalidade para receber os produtos em casa uma vez por mês.  
Conforme Nevinha Pereira, os chamados “sócios amigos” contam com duas opções de kits, que são entregues ao assinante no primeiro sábado de cada mês. A iniciativa, que começou no último final de semana em João Pessoa, já teve retorno positivo dos primeiros clientes, o que renovou as esperanças e a determinação da empreendedora.
“Eu estava sem renda nenhuma, desesperada sem imaginar nenhuma iniciativa. Agora, acredito que está se abrindo uma porta com essa ideia, que eu quero continuar mesmo quando o shopping voltar a funcionar”, afirmou a empreendedora.
Ao comentar a iniciativa, o gerente da agência Sul do Sebrae Paraíba, Cláudio Soares, destacou a importância da criatividade e da inovação para a interação com os clientes, surpreendendo-os nesse momento de crise e dificuldades. Ao falar sobre o Shopping Rural, o gerente também ressaltou o trabalho que é desenvolvido com os empreendedores do Conde através de uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal.
“Muitos empreendedores não têm acesso as plataformas que nós estamos ofertando de reuniões e de encontros online, ocasiões em que nós também estamos mapeando as necessidades das empresas e, ao mesmo tempo, apresentando as oportunidades em que cada empreendedor pode ofertar o seu serviço para o outro. É gratificante poder trazer para esse universo pessoas com dificuldade de compreender como funciona esse mercado digital”, acrescentou o gerente do Sebrae.
Projeto Casulo - Os empreendedores interessados em participar do projeto podem procurar a Prefeitura do Conde ou o Sebrae Paraíba (agência sul), através do Programa Casulo, criado para desenvolver iniciativas junto a empreendedores que trabalham com economia criativa no município.


UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING - SEBRAE PARAÍBA
Telefone: (83) 2108-1126/1107
E-mail: comunicacao@sebraepb.com.br
Twitter: twitter.com/sebraepb
Instagram: instagram.com/sebraepb
Facebook: http://www.facebook.com/SebraeParaiba

Gerente: Fernando Ivo
Assessoria de Imprensa:
Rafaela Gambarra (83) 98690-4086 - João Pessoa
Deborah Souza (83) 98877-5472 - Campina Grande

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores públicos da Paraíba fazem Ato Público e querem reajuste de 22% com data-base

Servidores públicos buscarão apoio das bancadas federal e estadual e querem audiência com governador reivindicando 21% de reajuste salarial

CNC e Fecomércio realizam evento de inovação na Paraíba: O CNC Innovation Day