MERCADO IMOBILIÁRIO

Intenção de compras caiu 7% em oito anos em João Pessoa devido à crise
 financeira e a mudança de hábito das famílias cujos filhos casam mais tarde
               
                                                                                   Edson Verber


A Intenção de compra de apartamentos caiu 7% em oito anos em João Pessoa, devido à crise financeira e a mudança de hábito das famílias, cujos filhos casam mais tarde, na faixa dos 40 anos, quando antes era aos 25 ou 30 anos. Também, porque, atualmente, há uma maior exigência dos compradores, sendo necessário investigar o mercado para ver as novas tendências, antes se construir.
Foi o que revelou, ontem, em entrevista exclusiva ao JORNAL CORREIO, um dos maiores consultores de empresas imobiliárias do Brasil, Marcos Araújo, presidente fundador da empresa de consultoria, Datastore  que será um dos palestrantes do Congresso Imobiliário de João Pessoa e Região Metropolitana, que começa hoje, no auditório da Fecomercio Paraíba, no Centro de João Pessoa.
Marcos citou a pesquisa realizada pela empresa que dirige, a Datastore, com intenção de compra para os próximos 24 meses onde consta que, “em João Pessoa, partindo de 2010 a intenção de comprar estava na faixa dos 32% dos consumidores. Hoje, nós estamos com 25%. Então, tivemos uma queda, ao longo de oito anos, de 7%. Essa queda, na verdade, está entre as pessoas que compraram os imóveis e nas que ainda não conseguiram comprar. E isso aconteceu em todo País”.
                Garante que “a queda se deveu à crise financeira e a mudança de hábito das famílias, que é um item muito importante, porque, atualmente, as pessoas estão casando mais tarde do que há décadas. Há 25 ou 30 anos, havia uma pressão social, familiar para que os indivíduos, na faixa dos 25 aos 30 anos, se casassem, constituíssem família e comprassem um imóvel. Essa pressão, agora, está chegando perto dos 40 anos. Então, a geração mudou, ela quer se desenvolver em termos de conhecimentos, experiências, viajar e não assumir compromissos no desenvolvimento da família muito cedo”.

                Produtos focados

                Isso significa, prosseguiu, que teremos uma redução de compras no mercado imobiliário nos próximos anos. Então, temos que ter muito cuidado porque a retomada do mercado vai ser lenta, também, pela questão do cenário econômico e político, que precisa ser resolvido e, inclusive, estamos próximos de uma eleição, que já resolve uma parte do problema que é um presidente eleito, com a possibilidade de começar um novo plano para o País. Então, não podemos esperar uma retomada forte do mercado para 2019, porque ainda tem o problema econômico. Mas o retorno do consumidor já está acontecendo agora, muito lentamente.
                Aconselha aos integrantes do mercado imobiliário no sentido de que “os novos produtos têm que ser focados nas demandas específicas, de grupos específicos de demanda, porque o mercado tem imóveis disponíveis, mas não estão sendo negociados com a velocidade que os empreendedores gostariam. Portanto, tem que tomar muito cuidado na hora de ofertar novos imóveis. Não se deve ofertar grandes volumes nem mais do mesmo. Tem que ser específico, demandas específicas. Tem que pesquisar, investigar o que o consumidor quer, agora” - Marcos Araújo.  


Congresso do Mercado Imobiliário de João Pessoa debate novos rumos da habitação

Crédito, perfil do cliente, marketing e desenvolvimento da Paraíba serão abordados



Nesta quinta-feira, dia 30, João Pessoa e a região metropolitana irão receber o Congresso do Mercado Imobiliário de João Pessoa, que será realizado no auditório da Fecomércio/PB. O evento é direcionado a empresários, investidores, executivos de incorporadoras, construtoras e imobiliárias da região, reunindo autoridades e profissionais do setor e conta com os apoios do Sinduscon/JP, Creci-PB,Secovi-PB, Abrainc e Adit Brasil.

Organizado pelo Portal VGV,  o congresso traz temas que ressaltam a importância do mercado imobiliário como impulsionador da economia regional, fornecerá dados relevantes aos profissionais desse segmento, para que tenham informações que facilitem a tomada de decisões com segurança.

De acordo com Bruno Lessa, diretor do Portal VGV, "o objetivo do Congresso é levar para empresários do mercado imobiliário de diversas regiões do país dados econômicos, pesquisas e análises da oferta e demanda para que, assim decidam seus investimentos com segurança. Por este motivo, são escolhidas cidades que possuem papel de protagonista em uma região", afirmou.

O evento traz informações sobre quais os recursos disponíveis para a região e o futuro do programa Minha Casa Minha Vida, que será apresentado pela Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal. Outra apresentação tratará das mudanças da sociedade e do perfil da demanda por imóveis em João Pessoa, bem como serão explanados quais são os imóveis mais procurados na capital atualmente.

Haverá, ainda, uma apresentação sobre a jornada percorrida por um lead desde o primeiro contato até o fechamento da venda e as formas de como ter mais controle e mais resultados nas negociações. Está programada uma palestra sobre o marketing profissional e estratégias de alto impacto e baixo custo para vender mais gastando menos, tanto online quanto offline.

No debate sobre os vetores do desenvolvimento da Paraíba vão participar o professor Paulo Cavalcanti, do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba, e o empresário e também economista, Irenaldo Quintans.

Serão palestrantes: Marcus Vinícius Fernandes Neves, superintendente Regional da Caixa Econômica Federal na Paraíba; Marcus Araújo; presidente fundador da Datastore; Bruno Lessa; diretor do Portal VGV e autor do livro Marketing Imobiliário; David Montenegro; mentor, professor e coordenador do MBA Gestão de Negócios Imobiliários; Samantha Brunetti, coordenadora de Inteligência de Negócios no Grupo ZAP. Também está previsto um painel sobre os novos vetores do desenvolvimento econômico da Paraíba.

PROGRAMAÇÃO:

08:00 - Credenciamento e Welcome Coffee

08:45 - Solenidade de Abertura

09:00 - Painel Financiamento Imobiliário

10:00 - Novo perfil do consumidor

11:15 - Painel Dados de Mercado

12:15 - Intervalo para almoço

13:30 – Debate: Novos vetores de desenvolvimento da Paraíba

14:15 – Vendas imobiliárias de alta performance

15:00 - Painel Marketing Imobiliário de Alto Impacto e Baixo Custo

16:00 - Visita Técnica

17:00 – Encerramento

INSCRIÇÕES: www.portalvgv.com.br/joaopessoa

Data: 30 de agosto de 2018

Local: FECOMÉRCIO (Rua Desembargador Souto Maior, 291 - Centro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores públicos da Paraíba fazem Ato Público e querem reajuste de 22% com data-base

Servidores públicos buscarão apoio das bancadas federal e estadual e querem audiência com governador reivindicando 21% de reajuste salarial

CNC e Fecomércio realizam evento de inovação na Paraíba: O CNC Innovation Day