Projeto Quadrilhando garante renda das festas juninas durante o ano todo para mais de 1800 pessoas com a criação de moeda própria o “matuto”

  Edson Verber
Com o objetivo de garantir os benefícios da festa de São João, em Campina Grande  - que dura 30 dias em junho - durante todos os meses, está sendo implantado o Projeto “Quadrilhando - o maior arraial do mundo” que garantirá rendimento para mais de 1.800 pessoas de forma direta e indireta – desde o fabricante de sapatos até os que elaboram e vendem comidas típicas. Para facilitar os negócios foram criados um “banco central do matuto” e moeda própria, o “matuto”. Dose quadrilhas participam do Projeto. 
O evento conta com o apoio da Fiep, Sesi e Sebrae e tem a participação direta das comunidades dos bairros de Campina Grande. O projeto está sendo desenvolvido no Sesi-Catolé (antigo BNB Clube) e teve um pré-lançamento no último sábado com a presença do presidente do Sistema Fiep/Sesi Francisco Buega Gadelha; do diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim; da gestora de Turismo Sebrae, Regina Amorim; e do consultor encarregado do Projeto, José Carlos Almeida, além dos quadrilheiros e suas famílias, muitos convidados e jornalistas.
O presidente da Asquaju-CG (Associação das Quadrilhas Juninas de Campina Grande), poeta Lima Filho, destacou que “o Quadrilhando foi formatado para ocorrer uma vez por mês, sempre no primeiro sábado, mas o presidente da Fiep, um apaixonado pela cultura nordestina e que apoiou o projeto, tão logo ele lhe foi apresentado, quer que o evento seja todos os sábados”.



Quadrilhando itinerante

Já Buega Gadelha disse que “o Sesi sempre participa ativamente das nossas promoções culturais, a exemplo 
do que já fazemos com o ‘Trofèu Gonzagão’, durante os 30 dias do Maior São João do Mundo, no Parque do Povo e, agora, com este projeto ligado às nossas raízes populares e culturais, mas, também com o lado econômico, alimentando a pequena indústria de calçados, vestimentas e comidas típicas, porque no mundo capitalista é preciso que tenha dinheiro para movimentar os negócios”.
O presidente da Associação das Quadrilhas Juninas destacou que o Quadrilhando  ocorrerá nos primeiros sábados de cada mês, no Sesi Catolé, mas as pessoas, autoridades municipais e entidades interessadas, podem levar o espetáculo e os produtos para sua cidade, é só entrar em contato com Lima Filho pelos números (83) 99979-3134/ (83) 98756-2685. “Isto atendendo a uma solicitação do Presidente Buega, pra que o Quadrilhando seja itinerante”.

DESTAQUE: o sucesso deste projeto, mesmo antes de ser lançado oficialmente, mostra a força da parceria comunidade, entidades e poder público, aproveitando o maior atrativo cultural desta cidade – as quadrilhas - agora baseado no turismo de vivências e experiências com foco na produção associada - gestora de Turismo Sebrae, Regina Amorim.



Mais imagens:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores públicos da Paraíba fazem Ato Público e querem reajuste de 22% com data-base

Mundiça corrupta da Câmara se vendeu a multinacional anericana e por isso não votou o PL DAS FAKES

Servidores públicos buscarão apoio das bancadas federal e estadual e querem audiência com governador reivindicando 21% de reajuste salarial