Comércio e Serviços devem crescer 7,5% em 2013 repetindo desempenho de 2012 em face de ações governamentais

Por Edson Verber

Os setores do Comércio e Serviços da Paraíba fecharam o ano de 2012 com um balanço positivo em relação ao ano de 2011, uma vez que foi registrado um crescimento de 7,5%, nas vendas e faturamento. Da mesma forma as perspectivas são boas para 2013, quando o Setor Terciário deverá crescer no mesmo percentual ou “um pouco mais”, em face das medidas anunciadas pelo Governo Federal de reduzir em 20% o preço da energia elétrica e realizar uma Reforma Tributária, baixando os impostos. E o Turismo também fechou em alta com crescimento previsto para o novo ano, em face das “ações do Governo do Estado”.
O balanço foi feito pelo presidente da FecomércioPB (Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo da Paraíba), economista Marconi Medeiros Souza, ao dizer que “posso falar que 2012 foi um ano duro e, por isso mesmo, um ano de muito trabalho. Com isso tivemos um ano altamente positivo, para o Comércio e para os Serviços da Paraíba. E, principalmente, para o setor do Turismo, que engloba as empresas de hotéis, bares, agências de viagens etc. Com isso, o nosso Aeroporto Castro Pinto já marca a passagem de mais de um milhão de passageiros, fato que é muito importante para o Estado e nos dar o prazer de verificar que o nosso terminal aéreo mantém movimento alto diariamente”.
Outro destaque, para Marconi Medeiros, “é o crescimento do número de hotéis que estão procurando atender com bastante qualidade, o que mostra a preocupação do trade turístico com o fato de que o turista precisa retornar e só o faz se tiver boa receptividade. Isso mostra a eficiência das empresas, mas não podemos deixar de realçar a presença do Governo do Estado nessa área, que vem dotando João Pessoa e outras cidades também com uma infraestrutura para o turismo. Isso é que é o mais importante”.

Grandes congressos

No tocante à infraestrutura, ainda destacou “o grande avanço das obras no Centro de Convenções de João Pessoa, onde até a área de feiras e de grandes eventos já estão prontas e já inauguradas. Vêm para somar e colocar a Paraíba a partir de agora, também, na rota do turismo de eventos. Isso é o que é mais importante porque até agora nós temos recebido o turista de lazer, de visitas e para conhecer o nosso Estado, desde as suas belas praias até as pegadas dos dinossauros, em Sousa, por exemplo”.
E, prosseguiu, a partir da inauguração do Centro, que já está quase pronto, com obras em estágio bem avançado, o Governo do Estado coloca a Paraíba nas mesmas condições de estados vizinhos como propícia a receber grandes congressos e encontros, garantindo empregos e renda o ano todo. Então, a Paraíba, em 2013, terá boas surpresas com o deslanchar ainda maior do seu turismo”.

Setor Terciário

Ao referir-se aos setores de serviços e turismo, avaliou que “de João Pessoa até Cajazeiras, de Cabedelo a Cajazeiras, tiveram resultados positivos, principalmente, causados pelo crescimento muito importante da renda do paraibano, cujas remunerações cresceram mais do que a dos demais estados do Nordeste. Esse fator determinante deu as condições para o Comércio aumentar suas vendas e garantir o crescimento de atendimentos numa parte dos Serviços.
Ainda destacou a contribuição do turismo social do Sesc que deu condições para milhares de turistas conhecerem outros estados do Nordeste e, também, a Paraíba de forma que “hoje se verifica no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, uma grande movimentação com crescimento do número de passageiros das classes C e D”.

2012 e perspectivas

Também manifestou-se “muito feliz com a inauguração da Escola de Turismo e Hotelaria e Gastronomia do Sesc/Senac, que está formando cozinheiros, garçons, camareiras, recepcionistas de hotel etc. E nós nos sentimos realizados por preparar essa mão-de-obra para um mercado de trabalho crescente do Turismo. É a colaboração que damos para ajudar o grande responsável pela infraestrutura que está crescendo na Paraíba, que é o Governo do Estado”.
Concluiu avaliando que o Comércio e Serviços devem “fechar 2012, em relação a 2011, com um crescimento de 7,5%, graças ao incremento da renda dos paraibanos”. E, sobre as perspectivas para 2013 disse que “deveremos repetir os 7,5 de 2012, porque com a sinalização do Governo Federal de reduzir em 20% o preço da energia elétrica e realizar uma Reforma Tributária, baixando os impostos, os preços deverão cair, tanto na Indústria como no Comércio e, com isso, no mínimo, manteremos esse crescimento, mas com possibilidade de aumentar um pouco”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores públicos da Paraíba fazem Ato Público e querem reajuste de 22% com data-base

Servidores públicos buscarão apoio das bancadas federal e estadual e querem audiência com governador reivindicando 21% de reajuste salarial

CNC e Fecomércio realizam evento de inovação na Paraíba: O CNC Innovation Day