Investimentos em mídia crescem 16% em 2011 enquanto empresários continuam chorando nas negociações

IBOPE mostra ainda setores e anunciantes que mais investiram em publicidade, além do ranking das agências

São Paulo, 19 de janeiro de 2012 – Os investimentos publicitários crescem 16% em 2011 em relação a 2010, atingindo R$ 88,3 bilhões, de acordo com dados do Monitor Evolution, serviço que monitora mensalmente os investimentos dos anunciantes, agências e as categorias de produtos veiculados nos principais meios de comunicação. O estudo é feito em 38 praças e nove meios. A novidade deste ano foi a inclusão da cidade de Belém na cobertura.

O meio TV aberta é, novamente, o que recebe o maior volume de publicidade. Apesar do crescimento nos investimentos, que passam de R$ 40,2 bilhões em 2010 para R$ 46,3 bilhões, a participação do meio continua a mesma, com 53% do total. Outro destaque é a internet, que nos últimos três anos apresenta crescimento acima da média do mercado e consolida uma participação de 6%. Importante observar que, neste ano, parte do alto crescimento é devido à readequação nos dados reportados e tabela de preço dos portais.

Entre os mercados que recebem mais investimentos, o destaque são praças do Interior de São Paulo, Fortaleza e Brasília, que crescem respectivamente 22%, 20% e 19%. “Isso é resultado do aumento do poder aquisitivo da população nestas regiões, o que levou as empresas a anunciarem mais”, explica Melissa Vogel, diretora de marketing para América Latina do Monitor. São Paulo, no entanto, é a região que concentra as maiores verbas, R$ 25,2 bilhões.

Mais uma vez o setor Comércio e Varejo ocupa o topo do ranking, com 22% do total investido, ou R$ 19,1 bilhões. A seguir aparece Veículos, Peças e Acessórios, com R$ 8,1 bilhões, e em terceiro lugar está o setor de Higiene Pessoal e Beleza, que tem um aumento substancial, passando de R$ 5,3 bilhões em 2010 para R$ 7,4 bilhões em 2011.

O maior anunciante continua sendo as Casas Bahia, que em 2011 investiu R$ 3,3 bilhões em publicidade. A seguir vem a Unilever, que manteve a segunda posição, porém com uma verba 35% superior em relação a de 2010, e a Ambev. Os destaques ficam para a Reckitt Benckiser, que em 2011 aparece na quarta posição e em 2010 era a oitava colocada. Os investimentos do anunciante passam, no mesmo período, de R$ 830 milhões para R$ 1,1 bilhão, um aumento de 42%.

Outro destaque é a Cervejaria Petrópolis, que passou da 12ª para a 6ª posição.
No ranking das agências, a Y R mantém a primeira posição, movimentando R$ 6,1 bilhões do total dos investimentos publicitários de 2011. Em seguida aparece a Almap BBDO, com R$ 2,7 bilhões, e a Ogilvy e Mather Brasil, com uma verba de R$ 2,6 bilhões.

O IBOPE Monitor tem por critério, valorar todo e qualquer espaço ocupado, seja ele gratuito ou não e para todas as inserções são utilizadas tabelas de preços dos veículos, não se aplicando descontos ou qualquer negociação.

Veja as tabelas completas em www.ibope.com.br/almanaque

METODOLOGIA

Monitor Evolution é um software que possibilita o monitoramento dos principais veículos brasileiros, permitindo analisar estratégica e taticamente o movimento da concorrência em relação a sazonalidade, priorização de mercados, rentabilidade, share of voice (SOV), share of spending (SOS), participação etc.

Cobertura Nacional: 38 mercados de TV aberta, 36 canais de TV por assinatura, 8 mercados de rádio, 250 títulos de revista, 24 mercados com 61 títulos de jornal, 30 mercados com 51 exibidoras de outdoor, 11 mercados com 562 salas de cinema, 6 portais de internet e 10 mercados com 4 exibidoras de mobiliário urbano.

Sobre o IBOPE Media

O IBOPE Media é a maior empresa latino-americana de pesquisa de mídia. Especializada no monitoramento de meios de comunicação e sua relação com os consumidores, a empresa provê a seus clientes sistemas de apoio baseados principalmente em pesquisa de mídia e serviços analíticos e consultivos para subsidiar a tomada de decisão de negócios. Possui operações em 14 países da América Latina e um escritório comercial em Miami, responsável pelo atendimento a clientes internacionais.

Siga-nos no Twitter: @grupoibope

Informações para a imprensa:

Informações para a imprensa:

Ketchum

Assessoria de Imprensa do IBOPE

Rose Guirro, Ana Stroher e Willian Fernandes

Fones: (11) 5090-8979 e (11) 5090-8900 ramais 8540 e 8621

Rose.guirro@ketchum.com.br

Ana.stroher@ketchum.com.br

Willian.fernandes@ketchum.com.br
Comunicação Institucional IBOPE

Débora Kakihara e Taís Bahov

Fones: (11) 3066-1717 e 3066-7890

debora.kakihara@ibope.com

tais.bahov@ibope.com

Ana Paula Stroher

Executiva de Contas – Account Executive

55 11 5090.8900 Ramal: 8621

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores públicos da Paraíba fazem Ato Público e querem reajuste de 22% com data-base

Servidores públicos buscarão apoio das bancadas federal e estadual e querem audiência com governador reivindicando 21% de reajuste salarial

CNC e Fecomércio realizam evento de inovação na Paraíba: O CNC Innovation Day