Fenaj apura violência contra jornalistas no Brasil

Em carta endereçada aos dirigentes sindicais da categoria, de todo Brasil, a Presidência da Fenaj solicita que sejam denunciados todos os casos de violência
contra jornalistas no ano de 2010.

Caros (as) Companheiros (as),

Estão em disputa no Brasil e no mundo os conceitos de liberdade de expressão e de imprensa. Os meios de comunicação tradicionais tentam apropriar-se desses dois conceitos e colocarem-se como seus guardiães.

A nossa tarefa, portanto, mostra-se cada dia mais grandiosa e mais difícil: temos de esclarecer à sociedade que somos os verdadeiros defensores da liberdade de expressão, como direito individual de cada cidadão, e da liberdade de imprensa, como direito coletivo que tem por finalidade garantir o direito dos cidadãos de se expressarem livremente.

Um dos instrumentos de que dispomos nessa disputa é o nosso Relatório Anual da Violência contra os Jornalistas, elaborado pela FENAJ com a colaboração de todos os sindicatos de jornalistas do país.

Para a elaboração do Relatório Anual da Violência contra os Jornalistas deste ano de 2010, mais uma vez, precisamos da colaboração dos sindicatos. Solicitamos que sejam enviadas à FENAJ, em meio impresso e/ou via eletrônica, informações sobre casos de violência contra jornalistas e de desrespeito aos princípios da liberdade de expressão, que tenham ocorrido na jurisdição do sindicato.

Salientamos que, além dos casos de violência explícita e de cerceamento à liberdade de expressão por meio da Justiça ou de ação governamental, é importantíssimo registrar os casos de violência simbólica (ameaças veladas etc) e também os casos de censura interna dos veículos de comunicação, que vão da orientação editorial ao impedimento de realização do trabalho independente do jornalista.

Na certeza do empenho de todos (as) para que tenhamos um relatório expressivo e elucidador da situação da liberdade de expressão e de imprensa no Brasil, despedimo-nos e colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Saudações sindicais,



Celso Augusto Schröder

Presidente da FENAJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Servidores públicos da Paraíba fazem Ato Público e querem reajuste de 22% com data-base

Servidores públicos buscarão apoio das bancadas federal e estadual e querem audiência com governador reivindicando 21% de reajuste salarial

CNC e Fecomércio realizam evento de inovação na Paraíba: O CNC Innovation Day